Graduação no Jiu-Jitsu


Vários fatores determinam um bom lutador de Jiu-Jítsu. Para o patriarca da arte suave, Carlos Gracie, uma vida regada a exercícios, boa alimentação, alongamentos e qualidade de vida poderiam formar um atleta notável.

Com quase cem anos desde que foi adaptado por Carlos, o esporte passou por diversas alterações, campeonatos divididos por pesos, novos golpes, mas algo ainda faz com que muitos praticantes e professores fiquem com uma grande dúvida: como deve ser a graduação, quais os méritos e critérios a serem avaliados?

Em fóruns especializados a freqüência de temas que abordam estes assuntos é grande, após uma série de pesquisas, foi possível observar que a forma de graduação muda de academia e origem do professor ou mestre.

A princípio só havia faixa branca e azul, o mestre Hélio Gracie foi quem adaptou o método que utilizamos até hoje, onde a graduação tem início no infantil até 15 anos de idade, as faixas são em ordem de cores a seguir (branca, cinza, amarela e verde), com 16, as cores mudam após a branca, sendo azul, roxa, marrom e preta ponta branca (para aluno), preta ponta vermelha (para professor). Mas até a marrom, existem quatro graus, que marcados com esparadrapos na ponta da faixa, são contados como graduação.

Em algumas academias o padrão utilizado é o mérito, onde é analisado o desempenho do aluno, sendo ele competidor ou não, a graduação virá com tempo de treino e como o mesmo se desempenhar no “rola” entre o atleta menos graduado com um mais graduado. Outros professores dispõem de um método de ensino baseado em golpes, que variam de finalização à defesa pessoal, onde a elaboração de uma apostila requer que o aluno, após a freqüência de treinos, se indicado pelo professor ou mestre, preste exame em uma determinada data, tenha que saber golpes necessários para sua graduação.

A quem siga a metodologia criada pelas federações em sua academias, você pode conferir clicando nos hiperlinks a seguir, CBJJE e FPJJ. As informações disponibilizadas podem sem alteradas.

Independente da forma utilizada para a graduação, a faixa determina o tempo que você passou no tatame e se dedicou ao Jiu-Jítsu, então se graduar e não esquecer o básico ensinado pelos grandes mestres do Jiu-Jitsu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: