Um ano sem o mestre Hélio Gracie


Gracie:O Jiu-Jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes"

A exatamente um ano, o mundo do Jiu-Jitsu perdia seu mais ilustre membro. Na manhã de 29 de Janeiro de 2009, o grande mestre Hélio Gracie nos deixava, formador de um legado que terá continuidade por sua extensa família, e pelas centenas de milhares de patricates do Jiu-Jitsu, ou como conhecido no exterior, o Brazilian Jiu-Jitsu.

Para relebrar o saudoso mestre o Passando a Guarda, selecionou alguns videos e declarações do Gracie.

Frases do mestre

“Para dizer a verdade, eu nunca amei mulher nenhuma. Eu gosto delas, é diferente. Porque amor é uma fraqueza e eu não tenho fraquezas”.

“Essa história de mulher independente foi inventada por homens preguiçosos”.

“O Jiu-Jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes. E fez tanto sucesso, que resolveram fazer um Jiu-Jitsu de competição. Gostaria de deixar claro que sou a favor da prática esportiva e da preparação técnica de qualquer atleta, seja qual for sua especialidade”. (Entrevista para a Fightingnews.)

“O objetivo do Jiu-Jitsu é, principalmente, benificiar os mais fracos, que não tendo dotes físicos são inferiorizados. O meu Jiu-Jitsu é uma arte de autodefesa que não aceita certos regulamentos e tempo determinado. Essas são as razões pelas quais não posso, com minha presença, apoiar espetáculos, cujo efeito retrata um anti Jiu-Jitsu”. (Fightingnews).

“Tudo o que eu aprendi na vida eu aprendi observando. Por isso eu não dou aula para ninguém com alguém assistindo, porque eu acredito mais em que vê do que em quem az. De maneira que, confiando nisso, eu passei a fazer a coisa com perfeição. E fui descobrindo as alavancas que todos nós temos. A necessidade que fez isso. Quer dizer, eu não fiz por inteligência e nem genialidade. Os japoneses acham que sou um gênio. Mas não sou nada, sou até burro em certas horas”. (Entevista para a revista Faixa Preta em agosto de 2006).

“No posso me furtar a aceitar toda essa chateação (bajulação da imprensa) senão viro besta, fico antipático, presunçoso e vaidoso”. (Revista Faixa Preta)

“Todos querem o melhor e o jiu-jitsu dá isso ao mundo. O jiu-jitsu não demanda de seus alunos força física e é bem simples quando bem guiado”. (Fightingnews).

“Todos querem uma derrota dos Gracies. Essa é a parte desagradável do jiu-jitsu, devido à sua clara superioridade técnica. Nós deixamos todo mundo numa saia-justa”. (Fightingnews).

“Quando você tem mais confiança em si mesmo, você é automaticamente mais tolerante. Você tem condição de meditar de se pôr no seu devido lugar sem precisar lutar, e isso assusta os valentões”. (Fightingnews).

“Eu não inventei o jiu-jítsu, apenas o adaptei para mim, criando alavancas que me deram condição de fazer os movimentos necessários sem precisar usar muita força ou habilidade para superar lutadores maiores e mais fortes do que eu”. (Fightingnews).

“(Jiu-jitsu) é a luta do fraco, onde o fraco tem condições de vencer o mais forte usando o mínimo de força necessária”. (Fightingnews).

“Nunca fui finalizado na vida!”

Vídeos do mestre Hélio no youtube
Tatame TV 95 anos de Hélio Gracie
Hélio Gracie fala sobre Jiu-Jítsu
Hélio Gracie VS Kato:
Hélio Gracie VS Kimura

Fonte: Gustavo Noblat

Deixe um comentário

