Creonte no Jiu-Jitsu, saiba como surgiu esta expressão


Mestre Carlson e um dos melhores times do Jiu-Jitsu e MMA.

Nas décadas de 80 e 90 o Jiu-Jitsu conquistava grande parte da juventude carioca, com a expansão das academias Gracie de Jiu-Jitsu e as rinchas com a galera da Luta Livre. Treinar era coisa séria, sua turma e estilo seriam definidos por este princípio, a fidelidade do aluno com seu mestre e companheiros era algo fundamental, basicamente a idéia de família, onde uma vez dentro, você teria que defendê-la com unhas e dentes. 

A troca de academias era algo constante, porém o saudoso mestre Carlson Gracie, sempre polêmico, criou uma denominação curiosa para estas pessoas “Creontes”. Nome retirado de um personagem de novela da época que era considerado traidor e mal carater. 

 Esta expressão era utilizada com grande seriedade por todos lutadores. Para entender melhor, creonte era o cara que treinava em determinada academia, sendo bolsista, ou pagando matrícula, recebendo todos os ensinamentos de seu mestre e quando estava casca-grossa, deixa sua academia para treinar em outro lugar. Em algumas situações, após uma derrota, o mesmo aluno voltava a sua academia de origem, há relatos de alunos expulsos a gritos por seus professores. 

 “Infelizmente sempre vai existir, é a pior coisa que um homem pode ser. Pessoa não grata por seus amigos, parceiros de treino, ao seu mestre a sua família, lembre-se creonte hoje aqui comigo, amanhã com você, creonte sempre será creonte” Entrevista do site meia guarda com Prof. Brazilian Fight – João Claudio 

 Hoje em dia a relação entre academia aluno já não é a mesma, muitos não entendem a filosofia que envolve o tatame, a disciplina e a dedicação de seu mestre e companheiros, levando tudo como um serviço, “mensalidade paga, serviço recebido”. Com a vida corrida da cidade, isso se tornou fato costumeiro. Com o tempo esta expressão vêm se perdendo e a troca de academias por atletas em busca de melhores treinos e estrutura. 

Ficou curioso? No site do Portal do Vale Tudo, é possivel acompanhar um fórum de debate sobre assunto clique no hiperlink para visualizar.  

Agradecimentos ao colaborador Daniel Mendes, do Comex.

2 Respostas to “Creonte no Jiu-Jitsu, saiba como surgiu esta expressão”

  1. Daniel Says:

    Acredito que exista varios tipos de creontes, algumas pessoas mudam de academia pela distancia ou até desavenças com colegas de treinos, ai acho que é valido, mas o cara que se gradua faixa preta ou é bolsista e deixa o mestre que investiu nele na mão passando a tecnica dele para as outras academias, esse não vale nada…

  2. muito curioso…rss sou leigo…que novela tinha um personagem “traidor” do qual foi tirado o nome por Carlson Gracie? grato!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: